Mais uma vez o AVPAF vem colaborar com a construção da escalada no Brasil. O texto abaixo é uma aproximação da graduação em escaladas esportivas, tradicionais, "artificial" e boulder, com a dificuldade de conquistar aquela gata sonhada.
A comparação é inevitável porque para um escalador de verdade uma bela mulher é como uma grande escalada: você planeja, treina muito, muda de hábitos, compra equipamentos, vai a lugares inusitados e de difícil acesso em busca dela e pode passar meses tentando encadená-la. Ela por sua vez parece uma pedra – não olha pra você, não se mexe em sua direção, exige do seu físico e psicológico e se você não se cuidar ela vai te machucar.
Escalada esportiva
É aquela que todo mundo acha que a altura na assusta, mas que exige muito da resistência, força e psicológico do escalador. O trajeto é mais importante que o cume e encadenar uma via pode demorar minutos, horas, dias ou até mesmo anos dependendo do seu projeto de vida.
4º - É aquela via pro escalador iniciante que chega, encadena e não conta pra ninguém pra não ser sacaneado. Mesmo assim para quem esta começando deixa aquela sensação de vitória.
5º - É a via que você nem sabe o que te levou até a base, mas você chega e se encadenar a vista ainda comemora no final.
6º - Geralmente aquela via gente boa e amiga da galera. O papo justifica mais que a aparência. Via que você vai encadenar e gastar tudo o que sabe para limpar com direito a rapel com prussik.
6º sup – Além de simpática e amiga da galera é considerada bonitinha ou "estilosa". O crux se justifica mais pelo medo de perder a amizade que pela dificuldade da via. Costuma dar bastante trabalho pra limpar como costuras travando e penduladas perigosas.
7a – O alvo inicial de todo escalador que acha que está fortinho. O cara olha mal no croqui e acha que já vai chegar encadenando a vista esteja onde estiver. Costuma derrubar feio o escalador, mas malhando um pouco rola de encadenar.
7b - Via que geralmente exige umas 10 tentativas antes de ser encadenada. Exige atenção do amigo "seg" porque dependendo da queda inviabiliza a cadena para sempre porque traumatiza o escalador.
7c – Esse é o tipo de via lendária. Todo mundo acha bonita e tem sempre um amigo mentiroso que conta que um dia, no passado ele encadenou. Essa mentira prosseguirá porque ninguém perguntará a via se é verdade ou não. Como não tirou foto, não filmou não rola de acreditar. Lembre-se ainda: o seg que estava com ele também é escalador, ou seja, também poderá mentir para manter a honra do esporte.
8a – O tamanho das agarras costuma enganar (geralmente grandes abaulados). Essa é aquela via que você vai chegar achando que mesmo com quedas rola de equipar até o fim e descer de "baldinho". Engano seu! Vai chegar "tijolado" na terceira proteção, suar pra cacete e rapelar do cordelete ou abandonar um mosquetão no meio da via.
9a- É aquela via que você já tentou o primeiro movimento de top rope, seus amigos também tentaram e ninguém passou da primeira proteção. Aliás, ninguém que você conhece encadenou. Geralmente esse tipo de via gera lendas como "um dia veio um cara de minas aqui e mandou a vista" o que é pura mentira.
10a – Nem você nem seus amigos se aventuram nesse tipo. São vias conhecidas por terem sua primeira ascensão e permanecerem meses e até anos esperando que venha algum escalador de outro lugar para encadenar e confirmar o grau. Costuma-se dizer que essa via escolhe o escalador e não o contrário.
11a - Essa é aquela via que já foi citada em revistas do ramo e já teve duas ou 3 ascensões no máximo. Todos os relatos dos "encadenadores" chamam atenção para a dificuldade e exigência da via, mas sempre terminam com a frase " a via mais linda que eu já escalei". Costuma virar pôster ou porta retrato na casa do escalador.
Leia mais:
Tabela de graduação por AVPAF - 2º parte
Tabela de graduação por AVPAF - 3º parte
5 comentários:
huauauhaauhuha da hora!!! hahahah
UAHSIUHASUAIUSHIUSH tem mandar a vista todas ae! e virar a lenda suprema de todos os tempo! :P
Pô... Lá pras bandas de Piri eu já encadenei um 7c!!!
huauhauhauhauha
Fala rapaziada. O Elcio é um grande figura! Sua história dá pra virar livro.
Quando forem pra Curitiba me avisem. Eu nao estou ficando direto por lá, mas de repente a gente se vê e eu mostro os picos de escalada e a galera pra vc's
abs.
HAhaha .. boa!
Postar um comentário