sábado, 14 de novembro de 2009

Tabela de graduação por AVPAF - 2º parte


Escalada Tradicional

Estilo de escalada mais conhecido e romântico. Exige preparo, mas acima de tudo planejamento. Todos os elementos são determinantes no sucesso dessa escalada no final a vista costuma justificar todo o esforço. A graduação é uma mescla da esportiva acrescida do grau de exposição ao risco. Em uma escalada tradicional cada cordada pode corresponder a uma via esportiva.

E1 – Amigo, irmã, mãe e tia faltam te forçar a entrar na via. Com tanta proteção desestimula a escalada por que não tem exposição a risco nenhum.

E2 – Você confia no “seg”, acredita que a via está no seu grau, mas no meio da escalada tem aquela cordada que é um pouco mais exigente, tipo ir conhecer a família da moça com menos de uma semana de relacionamento.

E4 - O esticão entre as proteções e a falta de agarras exige do escalador atenção porque se cair pode machucar sério. O “seg” desempenha um papel fundamental no apoio psicológico do escalador. Essas vias têm elementos determinantes no risco como um pai militar ou um irmão campeão de vale-tudo.

E5 – Uma queda aqui pode sobrecarregar toda a parada e levar o seg junto. É aquela via ciumenta que chega no bar e vira a mesa em cima de você e dos amigos.

E6 - Uma queda aqui ou mata ou faz o cara parar de escalar. Essa via geralmente tem em seu currículos 3 ou 4 ex-maridos e nem todos estão vivos para contar história. Conhecida também por atingir o escalador com objetos cortantes inviabilizando sua reprodução.


Leia mais:
Tabela de graduação por AVPAF - 1º parte
Tabela de graduação por AVPAF - 2º parte
Tabela de graduação por AVPAF - 3º parte

Nenhum comentário: