quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Estudo Multicêntrico de Escalontologia

Teve início nesta semana o primeiro Estudo Multicêntrico de Escalontologia (ciência da observação, tipificação, conservação de espécimes e erradicação de patologias no meio da escalada). O estudo desencadeado pelo AVPAF e por Pedro Hauck apresenta resultados de grande relevância para a comunidade científica.

Abaixo segue o resultado do último estudo de campo realizado pela equipe do AVPAF. Lembramos a tod@s que os estudos aqui apresentados passam por normas rigorosas do Comitê de Ética em Pesquisas comandado por Álvaro Alvares (nosso editor).

Aves

Escaloamostradus cristatus (Escalador pavão) – escalador possuidor de todos os equipamentos, vestimentas e elementos que dão a ele a aparência de um grande escalador. Semelhante ao pavão que não sabe voar bem, este tipo de escalador aparenta escalar mais do que na verdade consegue.
Conversadorus erithacus (Escalador Papagaio) – como a ave, este tipo de escalador desenvolve a capacidade de falar muito, sobretudo na base das vias. Escalar que é bom fica em segundo plano.
Escalatudus Clypeata (Escalador Pato) – o pato é um bicho que corre mal, nada mal e voa mal. Esse escalador é aquele que afirma escalar qualquer estilo, mas no fundo não faz nada direito.
Escalaechoras meleagris (Escalador Galinha d'angola) – é aquele que fica o tempo todo dizendo: - Tô fraco, tô fraco... Emite sons semelhantes ao choro de criança quando escala.

Mamíferos

Escalaosgritus leo (Escalador Leão) – mesmo em via fácil ruge muito para marcar o território. São comuns os gritos e rugidos em lances fáceis da via, numa tentativa de se assemelhar ao Chris Sharma.
Escalaedápala Crocuta (Escalador Hiena) – só sabe rir da cara dos amigos. Qualquer acontecimento na pedra vira motivo de chacota.
Escalalentus variegatus - (Escalador Bicho Preguiça) – Escala lentamente, descansa muito e geralmente causa torcicolo no companheiro da "seg".

Insetos

Escalonamoradorus mellifera (Escalador Zangão)
– Igual ao macho da abelha que só serve para reproduzir. Esse é o escalador explorado pela namorada, só serve para dar "seg" e carregar o equipamento dela.
Escalaetremes Cicadidae – (Escalador cigarra) – Treme e faz barulho (reclama) o tempo todo enquanto escala.
Semplanejamentus humile (Escalador formiga) – geralmente carrega mais equipamentos e alimentos do que precisa em uma simples escalada de domingo.

Amanhã apresentaremos alguns crustáceos, dinossauros e espécies em extinção no meio da escalada

Leia também:
A Sociedade Médica alerta...

2 comentários:

Roger disse...

Escalontologia A SAGA.
irado.

Renato disse...

Ótimo !!!! muito perpicaz. Parabéns