segunda-feira, 23 de maio de 2011

Equipamentos para boulder – Dá para fazer uma revisão disso?

Lendo os artigos de Jason Kehl (aquele maluco meio careca, meio dreadlock que aparece em diversos filmes de escalada) que versam sobre a necessidade de produção de material específico para a prática de boulder resolvi que era a hora de valorizar e falar um pouco de produtos nacionais neste tema. Sempre vi os artigos de revisão como uma ferramenta capaz de orientar as escolhas por materiais, evitando, sobretudo que caiamos em certas roubadas de marketing, já que a revisão de um produto geralmente é feita de forma independente pelos escaladores.
Esse artigo é independente e foi feito apenas com a intenção de trocar experiência sobre os produtos que usamos constantemente. É claro que se alguma empresa estiver disposta a mandar produtos para testarmos o faremos de bom grado, mas mantendo sempre a perspectiva de não mentir ou omitir aspectos dos produtos, pois como diria Pedro Rafael, grande escalador brasiliense: A vida é sincera.
Quem pratica boulder sabe o quanto difícil é escolher um crashpad, seja pelo preço, pelo acesso ao produto, pelo tamanho do carro que o carregará ou por suas funcionalidades. Com as taxas de importação brasileiras e devido o volume considerável de um crash, sua importação direta é quase impossível. Diante disso é preciso olhar para os produtos nacionais com carinho, principalmente aqueles desenvolvidos por escaladores brasileiros que em sua paixão pela escalada passam a produzir tais produtos.
Como primeiro artigo desse blog sobre produtos para boulder destacaremos aqui os produtos da marca Alto Estilo. Essa marca é fruto da criatividade de Luiz Hartmann ( conhecido por Chiquinho ) que produz diversos produtos voltados à escalada dentre eles crashpads de diversos tamanhos e chaulk bags (saquinho de magnésio). Chiquinho é um dos grandes nomes da escalada nacional e atualmente integra o grupo que escalou o Salto Angel. Os produtos da Alto Estilo compõem o arsenal da galera do AVPAF por diversas razões como a localização em Curitiba, preço e acima de tudo pelo atendimento da Alto Estilo conosco, já visitamos até a fábrica que fica na casa do Chiquinho , base do Morro Anhangava.
Para começar, todos os crashs da Alto Estilo são feitos de cordura e com costuras e acabamentos muito bons mesmo sendo usados com por mais de um ano com muita freqüência e sendo jogados em pedras, molhados por chuva e sujos por areia eles permanecem em bom estado e sem avarias. Vamos aos modelos que temos.
Crash Alto Estilo grande: De módulo único e sem divisão, seu fechamento é no modelo charuto (enrolado) com 3 tiras principais e uma inferior que quando fechada impede idiotas como eu de perder a sapatilha ao transportá-la dentro do crash. Esse crash se destaca pela boa anatomia quando fechado, facilitando o transporte por trilhas e cabe facilmente em um porta malas convencional. Seu tamanho, a densidade da espuma utilizada e o fato de não ser modular fazem desse crash uma boa pedida pra qualquer tipo de boulder ou base. Outra grande vantagem é que esse crash é aceito como bagagem normal em empresas aéreas brasileiras e seu peso permite que seja levado para viagens sem exceder limites de bagagem. Como pontos negativos aponto: o fechamento das tiras que é feito por fivela simples metálica o que dificulta o fechamento quando os dedos estão destruídos e o comprimento das tiras que não permite um fechamento simples em dobra para transporte rápido, traduzindo, ou carrega aberto ou tem que enrolar por completo.

Crash Alto Estilo pequeno: Conhecido por nosso grupo como crash de executivo (por parecer uma pasta), esse crash é simples e muito útil. Possui uma estrutura de dois módulos de espuma unidos pelo meio e o fechamento com presilhas plásticas. É um crash ideal para saídas de boulder e ocupa pouco espaço no carro, formando uma ótima dupla com o crash grande. Outra utilidade é se tornar uma ótima cadeira pra descansar nas bases de boulder e acampamentos. Como ponto negativo a densidade da espuma poderia ser maior ou utilizado outro material mais leve.

Crash Alto Estilo Gigante (modelo personalizado): Nosso editor chefe, homem rico e possuidor de um veículo de transporte poderoso (camionete 4x4 conhecida como La cocalina) encomendou junto a Alto Estilo um crash nas medidas do Mondo da BD e foi prontamente atendido. Esse crash foi feito em dois módulos não independentes de espuma, com fechamento por 3 fivelas simples metálicas. Aberto esse crash cobre uma área muito boa e facilmente virará uma cama confortável em seu acampamento. Os pontos negativos deste modelo é o seu transporte (por razões óbvias), a altura das alças de costas que são baixas deixando-o instável nas costas quando carregado e o fato de sua espuma ser menos densa que os demais modelos, tornando-o um crash mole para a absorção de grandes impactos.

Chalk bag para boulder (Sacão de Magnésio): Presente de natal fornecido pelo editor chefe deste blog, esse sacão de magnésio sempre foi um sonho de consumo da galera. O acabamento perfeito, feito em cordura, o interior em tecido peluciado e a abertura larga permitem trabalhar bem o magnésio seja em pó ou em bloco. A existência de um bolso externo ajuda a guardar pequenas coisas e possui ainda um porta escova. O fechamento por corda consegue vedar bem o magnésio no interior. Como ponto negativo a base dele é constituída por duas hastes que não garantem a estabilidade total do saco no chão.

equipamentos boulder

2 comentários:

Clubinho da Montanha disse...

irada a idéia!

Patricia disse...

acho uma pena que vcs nao atualizem mais esse blog. era bem legal!
poderia inclusive mudar para A vida por alguns fios ou sem eles!
kkkkkkkkk